quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ainda sobre o cumpadre Gentili...

Radical que sou, pra usar uma gíria de marxista ortodoxo, Radical- quem gosta de ir na raiz das questões. Fui até o Blog do Danilo Gentili, ver o "famigerado" post e os comentários dos "esclarecidos" ativistas e blogueiros de plantão. Como resultado disso escrevi um email pro camarada o qual transcrevo aqui:

Danilo,
Eu sinceramente acredito auele que seja um post de grande audiência e não sei se você vai ter a capacidade no meio de tantos comentários de ler mais estas linhas que escrevo aqui.

Li sobre o sua piada em um comentário do Hélio de La Penha no portal da rede globo, confesso que não assisti o programa(falha minha), e extraí para meu blog pessoal o texto do casseta, colocando algumas impressões pessoais. Particularmente eu entendo a piada e seu post a respeito. E por ser ex-ativista de movimentos sociais, conheço bem a cabeça dos entitulados "esclarecidos". O que eu penso de fato é que existe hoje um terminologia para se tratar da "questão racial" Olha o termo questão racial. Raça pra este aqui, só existe uma a humana, mas etnias, várias.
Pensando no cotidiano, raramente os próprios movimentos étnicos acertam sua terminologia com o discurso, quiçá a prática, então me pergunto porque essa sede por separar o joio do trigo? Porque essa caça ao humorista como discípulo dos traficantes de escravos do século passado. Acho que se existe algo de valor nesse barulho todo é nos questionarmos o quão inútil é para os moviementos sociais insistirem nessas práticas e quão desanimador para nós despudorados de terminologias politicamente corretas porém portadores de ATITUDE igualitária para com todos, perdermos até a possibilidade de rir das próprias mazelas, esteriótipos, dores, e cores da humanidade.

Forte Abraço meu camarada, siga em frente e continue executando seu papel jornalistico com humor.

Resposta do Danilo Gentili:
Obrigado pelo apoio cara!
Agora se tiver um tempo passa no meu twitter e veja o meu penúltimo post sobre uma página da revista que o Hélio era redator.

Valeu pela força. Seu email foi um dos que mais me deram força.
Abraços

Lembram que eu disse que era radical né? Com a recomendação do Danilo e a curiosidade de que me é peculiar vi o extrato do ALMANAQUE CASSETA E PLANETA.

Olha que bacaninhaa nota de rodapé da primeira página: Na próxima edição os judeus! Seria um caso do Roto falando do Esfarrapado?Ou simplesmente de dois humoristas um de etnia branca e outro de etnia negra, fazendo seu trabalho, ambos, com piadas sobre negros?

Digo e repito: RAÇA SÓ EXISTE UMA A HUMANA!

Te vejo pelas Ruas!

Um comentário:

Louise Palma disse...

ótimo ele ter lido! é provável que vc seja citado em entrevistas por aí... imagina: "um cara me mandou um comentário de apoio que dizia que raça só existe a humana" e tals. haha.

seeya!