segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pré- Sal, Queria eu que fosse só mais uma do meu tio Nicolau!

Eu estava devendo um post para o Pré-Sal. Na verdade eu estava adiando esse assunto na minha cabeça, porque como diria o sábio Morpheus (Laurence Fishburne) em Matrix: “A ignorância é maravilhosa”, mas eu não sou, nem estou ignorante em relação ao Pré-Sal, eu tenho aquele Tick, Tok, Pop, Flop, chame como quiser, de ex-militante. È política? Eu vou atrás de formar minha opinião.

Pré-Sal For Dummies:

- Projeto do Governo Federal de explorar petróleo em águas profundas. O governo Federal descobriu poços de petróleo ao longo da costa brasileira do Espírito Santo até Santa Catarina. É PETROLÉO PRA ÓRGÃO GENITAL MASCULINO!

Agora vamos aos prós e contras:

- O petróleo é um combustível “sujo” que está fadado e se extinguir no planeta. Em 100 150 anos no máximo; Por conta disso os países mais “espertos” do mundo estão desenvolvendo tecnologias não poluentes, ou at least menos poluentes;

- A bacia petrolífera descoberta, está a uma profundidade a qual torna a extração desse petróleo muito cara, e embora compensadora, demanda tecnologia e infra-estrutura a qual o Brasil leia-se Petrobras, ainda não tem capacidade de explorar em sua plenitude;

- O Petróleo não vai desaparecer como matriz energética do mundo pelo menos por 100, 150 anos. Então um recurso como esse será altamente rentável, mesmo que o preço do barril do petróleo esteja em relativa queda, a tendência é estabilizar;

- O Pré-Sal vai criar empregos, investimentos e girar a economia, o que sempre é bom, e no final das contas nos coloca em alta estima com os Poderosos do G8.

As cagadas já cometidas:

- O marco do Pré-Sal não foi discutido com a sociedade civil. O presidente Lula, na sua sabedoria política, percebeu q era agora ou nunca e mandou ver mais uma vez. Não entendeu? Eu explico: Esse ano foi um ano tumultuado no congresso, Ano que vem não se vota nada porque é ano de eleição. Porque não se vota nada em ano de eleição? Haha. Porque ninguém que perder votos, ou está ocupado demais fazendo a própria campanha de reeleição ou de seu sucessor. Voltando a faca quente. Entendendo que um projeto dessa magnitude ficaria encalhado, Lulinha, mandou ver, apareceu no dia da Pátria em rede nacional e anunciou o Pré-Sal.

- A Legislação ambiental brasileira precisa de uma profunda modificação antes que as brocas comecem a perfurar, assim como a grande questão do Pré-Sal. QUEM e COMO?

Vejam, em minha sincera opinião eu acho que o Pré-Sal pode ser um baita negócio para o Brasil. Renda revertida para estados e municípios, desenvolvimento, muito embora eu não acredite que o dinheiro dessa extração vá ser devidamente investido em combustíveis não poluentes,ou gerar digamos 1/5 do efeito esperado para nós reles mortais.

Nossa saída? A velha receita brasilis de sempre. Sonrisal para a asia e mal estar e 2 kilos de KY em gel com analgésico. ah claro, muita fé, para nenhum acidente ecológico brutal acontecer e acabar com a vida marinha do Espírito Santo até Santa Catarina. Só pra lembrar os dois maiores portos do país estão nessa área.

Te vejo em águas Profundas, opa, pelas Ruas!

Nenhum comentário: