sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"...Ao invés disso prefiro amar e mudar as coisas"

Uma vez um grande sacana que eu conheci, proferiu em meio a uma roda de machistas: "to em uma idade que o importante é sentir prazer, não importa como" Reflexo do mundo cão, ironia anti-machista, babaquice de bar? Será que importa? Acho que o choque proporcionado nos coleguinhas já valeu.

Acordo cedo, me jogo fora da cama com um sentimento de angústia no peito. De jeito, peito meio dolorido, ainda distorcido, meu olhar se dirige ao banheiro. Me levanto e penso: Mais um chance de mudar a conjuntura, que mais parece estrutura, de tanta conjectura que rola no ar.

Não serei hipócrita ao dizer que não me deixo abalar. Como disse acordei na angústia, mas muito mais importante que essa angústia, é sua motivação. Esta sim é a minha razão.

Amo. Sim, amo demais coisas e pessoas que nem deveriam ocupar espaço em minha mente que nem deveriam ser recorrentes em minhas sinapses de revolução. Contudo, sobretudo e mais que tudo, por amar e não saber como deixar rolar, eu luto, reluto, e sou tachado de teimoso, de comunista ocioso, e bom vinvant, voi lá!

Mas quais sãos meus desejos? Quem são meus amados algozes responsáveis por alegrias e tristezas, angústias matinais com sutilezas, sucrilhos kellogs e danones em poética vereda?

Meu povo sente fome, minha arte não se basta, meus amigos se perdem por ruas de chips, e amores de bytes, e meus dirigentes, ah meu dirigentes... esses são os responsáveis pelo maior e mais cruel reality show do mundo. BRASIL.

Em desacordo com o tom, a questão e o arranjo eu desafino em notas ousadas, com teorias marcadas. Como a pele de quem sabe que há duas gerações estava no tronco, há uma na favela, e há 29 anos na vida. Severina? Certamente.

Graças a alguns heróis e heroínas, a vida segue em respiração. Sim. IN-spire e RE-spire. Este é o meu papel. Discordo da bela canção que diz que “artista é o caralho” sou artista sim, e assumo o compromisso social de promover alegria, e consciência, de fazer da minha existência um legado que costurado a tantos outros empurram a humanidade para um novo lugar.

“Um passo adiante e você não está mais no mesmo lugar” Chico Science

15 anos de "da lama ao caos" me fazem pensar o quanto somos capazes de pensar e transformar a nossa realidade a partir da ação humana.

Te vejo Pelas Ruas!

Um comentário:

André Monnerat disse...

Tá empolgado com Malvados ultimamente, hein?

Não conseguiu ouvir a música no MySpace mesmo não? Tá lá em www.myspace.com/donrobalo...