terça-feira, 20 de abril de 2010

Enquanto isso o menino Brasil entra na adolescência...

Quem me conhece pessoalmente e pelos meus escritos aqui no bloco, sabe que sempre fui um cara ligado a política de modo geral. Eu gosto realmente dessa cachaça democrática por diversas vezes torturante. Conhecer os candidatos, os partidos, saber quem é quem e sobretudo fiscalizar em quem eu votei, mesmo pelo portal da transparência do governo. Saber quem está com a boca enterrada no xaxim e quem não tá. é algo que me faz dormir em paz politicamente.
Há algum tempo atrás comecei um post com palavras semelhantes que culminava com a pergunta de que lado você está? Sugiro ler aquele post e termos ele como norte do meu raciocínio.

O Brasil é um país curioso. Ninguém dá a mínima pra política, a não ser os políticos. O cidadão mal sabe em quem votou nas ultimas eleições de vereador e prefeito, mas quando o assunto é corrida eleitoral, leia-se competição, amigo todo mundo vira técnico, digo analista político, digo cidadão engajado. Portanto eu, elevado a embriagues desse aguardente intelectual chamado política, me sinto no dever de vociferar minhas opiniões na busca sensata de escolher um partido nessas eleições. Sim um partido. Vamos ao exemplo prático:

Sou brasileiro de origem mestiça com identidade étnica negra. Família oriunda de comunidade, e pra encurtar a história de classe B. Seguindo minha linha de raciocínio do outro post torna-se impossível votar na Direita. DEM(PFL), PMDB, PSDB... Todos os sociais cristãos, trabalhistas (populistas era vargas) estão fora. Eles representam os dominadores, opressores e a manutenção de um capitalismo cruel. Isto posto. Vamos a Esquerda: As possibilidades são: PV, PT, PSOL, PSTU, PCdo B. Traduzindo a sopa de letrinhas dos partidos a partir da minha vivência política a coisa fica assim:

Partido Verde: O favorito da galera do Posto 9. Apesar do seu ar Hype, e de ter o "revolucionário" Fernando Gabeira e a Messiânica ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva como figuras centrais, o partido fica dançando nas votações e nos projetos políticos da direita pra esquerda dependendo de quem dê mais seda pro seu baseado. Pouquíssimo projeto de País e um site muito bem feitinho. Candidata: Marina SIlva.

Partido Socialismo e Liberdade: Eu acompanhei a formação do PSoL em niterói e nacionalmente. Um ruptura do PT esquerdista e de oportunistas de outros partidos menores sem muita expressão. Quando as tendências do PT começaram a se bater pela ascensão do partido ao poder, os esquerdistas do PT viraram o PSoL. Lembra da Heloísa Helena? Candidato: Plínio de Arruda Sampaio.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados: A primeira grande dissidência do PT. Unificado em 1994 ele tem uma forte expressão no trotskismo. Na prática são um partido com forte atuação sindical e estudantil, sempre demarcando sua posição a extrema esquerda (as vezes de tão esquerda vira direita, rs) Candidato: Zé Maria.

Partido Comunista do Brasil: A esquerda histórica e herdeira do Partidão. São majoritários nos movimentos estudantis e atendem pela alcunha de Stalinistas. Eles negam, mas a prática é essa. São a base aliada do PT. Candidata: Dilma Rousseff.

Partido dos Trabalhadores: O maior partido de Esquerda do País. Fundado no final da década de 70, o partido dos trabalhadores é sem sombra de dúvida o mais expressivo dos supracitados. Com a ascensão ao poder de Lula + uma frente de aliados de outros partidos, o PT se abalou e teve dificuldades em separar o PT do Governo Lula. São os Leninistas, Apresentam uma grande disputa democrática entre as tendências conservadoras e revolucionárias e isso acaba refletindo aquilo que o PT é um partido de esquerda inserido na realidade volúvel de um universo político plural. Candidata: Dilma Rousseff.

Para quem acompanhou até aqui eu acho que vale muito a pena abrir TODOS os links desse post e dar uma lida geral nas propostas de cada partido e candidato à Presidência da República. Mesmo que você não escolha um candidato, você pode escolher um partido, uma tendência política dentro de um dos partidos. Nenhum desses partidos acima pode ser reduzido a um bloco como eu fiz. E exatamente por isso que se faz fundamental entrar nos links e tirar as próprias conclusões.

Eu tenho o meu escolhido há tempos apesar de não ser filiado. E você vai votar em qual partido?

Te vejo pelas Ruas!


4 comentários:

Unknown disse...

A Marina Silva nao foi fundadora do PSOL. No PSOL existem organizacoes de anos de luta que vieram de outros partidos tambem. Pelos debates nessas eleicoes, verao que o PSOL se propoe a estar ao lado da classe trabalhadora, anti-capitalista, anti-racista, anti-machista, anti-homofobica, etc.

Mr. Pots & The Def Beatz disse...

Me permitam a Errata: Heloísa Helena foi fundadora, ato falho. Duas messiânicas fácil confundir, rs. Com relação as Lutas de classe e os Anti-capitalista, racista, machista... Todos os esses partidos de esquerda supracitados dizem que defendem. Em Teoria, na prática basta dar uma olhada nos quadros dos próprios partidos e como se configura a atuação dos mesmos.

Unknown disse...

Vou colaborar com alguns poucos dados para que observem e tomem sua decisão:
Antes/2002 Após/2002
Risco Brasil 2.700 200
Dólar R$3,00 R$1,78
Dívida não pagou quitada
Univ.Federais novas. zero 10
Escolas Técnicas: zero 214

Mobilidade Social: antes 2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza, após 2002 23 milhões já saíram da linha de pobreza.
Mercado Internacional: o Brasil hoje é reconhecido como Investment Grade.
Tá fácil decidir.

Mr. Pots & The Def Beatz disse...

É a minha mãe amigo! Que orgulho hehe!

Mas pra além dos dados objetivos, o que anda me incomodando é esse pensamento de classe média babaca, que parece que escolhe candidato político igual a Vencedor do BBB. "ele é muito falso, ela não é carismática, eu tenho medo dela, ele parece ser muito sério. Pelo amor de nossa senhora das coligações políticas!

Amplio isso aqui em outro post!