segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Eleições 2008. Eu acredito?

Mais um processo eleitoral chega ao epicentro na cidade maravilhosa. Um processo sem dúvida muito confuso pra eu considerar. Até aí nada de novo, mas pra tentar explicar os motivos de minha confusão vou tentar apresentar os candidatos e seus principais apoios. Do lado DIREITA, opa direito, do ringue, sob a chancela do Sr. Sérgio Cabral e do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Sr. Eduardo Paes. Surgiu no PV mesmo partido de seu adversário, passou para o PFL nos anos 90. Foi acolhido pelo PSDB, onde foi líder contra o Governo Lula nas CPIs. Saiu do PSDB e hoje é candidato pela base aliada do mesmo Lula que atacava, no partido de Cabral e Garotinho. Do lado ESQUERDA, desculpem, esquerdo do ringue, Fernando Gabeira. Começou no PT, Foi para o PV e lá permanece desde então. O PV que sempre foi base aliada do PT conta com apoio do PSDB e do PPS na chamada "frente carioca". E é daí que vem a minha confusão:

Eduardo Paes é apoiado pelo governo que há alguns meses atrás atacava, e mesmo ligado a setores empresariais de especulação imobiliária se diz candidato do povo. Fernando Gabeira que sempre foi base do PT não é apoiado pelo mesmo, mas sim pelo seu maior adversário o PSDB, um partido de tradições liberais. Parafraseando o velho Tim Maia: “O Brasil é o único País do mundo em que puta goza, traficante usa droga, e pobre vota na direita”. Mas Tim se você me permite uma pergunta diante de tanta sabedoria antropológica, como fazemos quando um candidato de “direita” é apoiado pela esquerda e quando um candidato de “esquerda” é apoiado pela direita? ahaaaaaammmm! Mas resposta tá na ponta da língua, basta assistir as propagandas eleitorais. O Povo diz: “Eu acredito” de um lado e de outro... mas e você acredita em quem?

Eu não acredito. não acredito mesmo. Mas eu torço, torço para que o meu candidato cumpra suas promessas após ser eleito e torço mais ainda pra que EU tenha força de vontade de acompanhar as composições de secretarias e divisões de cargos que imediatamente se sucederão. Para todos nós cariocas olhos e ouvidos atentos. Nessas eleições temos a oportunidade de dar um pequeno passo à construção de uma nova cultura política. Será?


Te vejo pelas Urnas!

Um comentário:

Muller disse...

É verdade é uma eleição diferente. Acho que direita e esquerda não da para essa eleição. O debate ta em outro lugar. Etica e estilo.

Paes esta fazendo uma campanha suja. Passeatas pagas na zona oeste, panfletos apocrifos e cheio de mentiras. Criando falsos fatos politicos, a briga com Lucinha, passando a ideia que Gabeira é ligado a Cesar, quando Paes tem uma historia muito mais proxima ao atual prefeito.

Estou lendo muito para essas eleições e não me faltam motivos para votar Gabeira:
Motivos para votar Gabeira