sexta-feira, 16 de novembro de 2007

"Street Fighter que eu vivo é muito real,
Cada dia de porrada e cada dia de choque
Pra quem tem um mini-game é só apertar stop
Cada vez que abro a porta, saindo da senzala
Espero não encontrar minha cidade toda morta
O que será, o que será, o que será do tudo certo
Escrito em linhas tortas, eu sinto raiva, muita raiva
Raiva desse oba-oba"
(Raiva contra o Oba-Oba - Djangos)

É divertido, engraçado, sarcástico, é o maior barato. Repetir as frases do mais novo "herói nacional" Capitão Nascimeto é a maior onda do momento. Quantas vezes entusiasmado pelo filme eu não soltei um: "tira essa farda preta pq tu num é caveira, tu é moleque" ou "o Sr é uma fanfarrão sr 02", putzzz várias.
Mas a real é que de fato essas expressões fazem parte do cotidiano da minha profissão, e vê-las na tela cria uma mitificação de algo que na realidade é uma prática legalista do poder autotitário do Estado sobre a coletividade. Do mesmo jeito que os traficantes são reis nas comunidades e admirados e odiados pelos moradores, estamos "endeusando" e adulando as práticas dos nossos homens de preto.
Perpetuar o as práticas e modus operandi de algo que tragicamente existe na nossa sociedade como medida de contensão de violência não devia ser algo lá tão divertido, engraçado e sarcastico... Agora tira esse ar de crítica social daki que tu num é sociólogo tu é moleque! rs

Te vejo pelas ruas!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei se entendi bem, mas não vejo as atidudes do tio Nascimento como 'medida de contensão de violência' não, acho até um pouco compreensível, afinal, até o sub-comandante Marco deve manter seu nivel de rigidez alto pra controlar o ezln, por mais poético e pacífico que seja. Eu fui criado na base da porrada e to aê, acredito que você tb, se não fosse, poderia ter virado mais um playboy fazendo emocore achando que é hardcore pela zona sul aiuhaiuhaui
Contudo, ainda prefiro as clássicas do zé pequeno como "o negócio é trááfico de drooogas" ou "vamo invadí a boca do cenora", ou até mesmo o "vou manda bora platina no teu narizzz... ta cherando pra caraaaalho"
auahuahua
te vejo na calçada!