terça-feira, 30 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Entre palavras.

Wordle: Bloco tags
Entre palavras, entre atos, entre esperas, entre angústias, entre tudo, entre o nada, entre você.

Te Vejo pelas Ruas!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Brasil. Que grande questão.

Ano de eleição é assim: Eu acompanho os candidatos, vejo as coligações dos partidos, levanto a vida pública de cada um como se eu conseguisse me enganar e escolher uma pessoa por aquilo que ela é. Balela.

Primeiro porque as chances de eu ser bem sucedido nessa minha busca pela verdade é muito parcial, considerando a mídia que temos no Brasil. Depois porque eu represento uma minúscula parcela dos votos de 190milhões de brasileiros que não é envolvido diretamente com política mas se dá ao trabalho; Logo democraticamente falando é quase um desperdício de tempo. Mas pra finalizar acho que vale a máxima do Tim Maia. É isso mesmo. Tim Maia. "O Brasil é o único país do mundo em que traficante usa droga, puta goza fazendo programa e pobre vota na direita".

A pergunta que eu faço é: Você faz parte dos dominadores ou dos dominados? E larga essa mania de grandeza de classe média! Se você não é dono do seu próprio negócio e ele não te rende nem 500 mil por ano, você é dominado. Então amigo você já sabe de que lado da balança você tem que procurar seus candidatos.

Te vejo pelas Ruas!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Urubuservando.

Malvados sempre alegrando meu senso de humor social.



Uma visão mais realista e menos mídia do que é o movimento dos trabalhadores sem terra.

Te Vejo Pelas Ruas!

terça-feira, 9 de março de 2010

Tá de Sacanagem né!?

Prefeito tu tá de SACANAGEM!

Te Vejo Pelas Ruas!

Agência Carta Maior

Há tempos eu leio artigos no Carta Maior. Na opinião deste humilde blogueiro eles dão inteligência a Esquerda desse País, racionalizando as atitudes de nossos representantes. Então eu recomendo antes e depois de assitir qualquer telejornal duas coisas: Uma o Sal de Frutas, e a outra uma lida nos artigos do Carta Maior. Previne a alienação e ainda ajuda na digestão.

Um artigo extraído de lá para dar um gostinho.

Os fuzis da senhora Clinton

Os Estados Unidos estão relançando sua capacidade de ação militar e de inteligência na América Latina. O Departamento de Estado também trata de reativar seus laços com grupos políticos e econômicos nacionais, bastante enfraquecidos na era Bush.

Breno Altman

O giro sul-americano da secretária de Estado norte-americana é um daqueles fatos ordinários que deve ser lido para além de sua aparente normalidade. Salvo se algo escapar do roteiro original, manterá um discurso público amigável e tratará de problemas delicados com punhos de renda. Mas nenhum observador atento deve cair na esparrela de que a senhora Clinton veio a passeio.

Afinal, a ex-senadora por Nova Iorque joga um papel estratégico no núcleo duro da Casa Branca. Essa relevância vai além do peso relativo da pasta que dirige: na fórmula de governabilidade sobre a qual se apóia Barak Obama, o Departamento de Estado foi cedido à fração democrata mais afeita ao establishment norte-americano e seus poderosos interesses.

Hillary Clinton talvez seja a principal avalista da elite branca e imperial ao governo Obama. Sob sua batuta se agrupam, no terreno das relações internacionais, os movimentos do lobby sionista, da comunidade cubano-americana, dos consórcios que formam o complexo bélico-industrial. Sua autoridade, muitas vezes, eleva-se a de um contraponto ao próprio presidente.

Após discurso no Cairo, em junho de 2009, quando Obama anunciou uma nova era nas relações de seu país com o mundo islâmico, Hillary logo deixou claro que aquelas palavras bonitas eram letra morta. Publicamente assumiu compromissos e adotou medidas que reafirmavam o alinhamento de Washington com a política expansionista de Israel.

Os acenos de seu chefe a negociações razoáveis com o Irã, ao redor da questão nuclear, foram substituídos por escalada verbal e punitiva conduzida pela secretária de Estado. Suas atitudes soterraram esperanças de que poderia nascer uma nova política para a região. O centro de gravidade da estratégia norte-americana continuaria a ser o exercício da pressão político-militar para forçar rendição incondicional à coalizão vertebrada por Estados Unidos e Israel.

Também a América Latina foi cenário desse dueto desafinado entre o presidente e sua assessora. Quem se lembra do Obama generoso que prometia, na 5ª Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, um relacionamento diferente com seus vizinhos ao sul? As promessas de diálogo e parceria foram desfeitas pelos acordos bilaterais para a instalação de bases militares na Colômbia, a manutenção do bloqueio econômico contra Cuba e o apoio mal dissimulado ao golpe de Estado em Honduras.

Desde então, a influência de Hillary, e dos interesses que representa, só fez crescer. O presidente Obama, atolado na crise econômica e no fracasso da reforma sanitária, perdeu qualquer ímpeto renovador na política internacional. Refém da maioria conservadora de seu próprio partido, na prática delegou à ex-primeira dama o comando da política externa de seu governo.

Pois é nessa condição, de delegada plenipotenciária, que Hillary organizou seu primeiro périplo sul-americano. Vem com algum cuidado, para sentir o pulso da região e diagnosticar possibilidades. Não traz na bolsa projetos acabados, ainda que seu marido tenha sido o principal mentor da falecida Alca. Mas tem um firme propósito: desbravar novos caminhos de hegemonia em uma região na qual os Estados Unidos perderam muito espaço nos últimos dez anos.

O período republicano foi ironicamente positivo para as forças progressistas latino-americanas. A política imperialista comandada por George W. Bush, cujo momento simbólico foi o apoio ao golpe cívico-militar na Venezuela em 2002, teve efeito tóxico sobre o compadrio das elites locais com a grande potência ao norte. Acabou por incentivar uma nova onda nacionalista no continente, um dos afluentes que levaram a importantes vitórias eleitorais dos partidos de esquerda.

A existência de governos progressistas, contudo, não é o único ingrediente constrangedor para a Casa Branca. O avanço na integração regional, por exemplo, culminada com a proposta de criação de uma comunidade latino-americana sem a participação dos Estados Unidos, não faz a felicidade da turma de Washington. Muito menos a emergência de nações, a exemplo do Brasil, que desafia interesses norte-americanos em outras regiões do planeta, como se passa com a questão iraniana.

A senhora Clinton, nessas circunstâncias, está assumindo a tarefa de tentar mudar uma realidade que lhes é desfavorável, de organizar uma contra-ofensiva que possa dividir e derrotar o bloco progressista. Como fazer isso, no entanto, são outros quinhentos. Os Estados Unidos são ainda um país muito poderoso, sob qualquer ponto de vista, mas enfermo.

Aparentemente o alforje da secretária de Estado traz bondades e maldades. Seus gestos associam propostas bilaterais de assistência econômico-social com ameaças desiguais e combinadas contra governos que auspiciam escapar à área de hegemonia norte-americana. Os objetivos aparentes: fortalecer os países aliados (especialmente Peru, Colômbia e Chile), neutralizar as nações mais frágeis, isolar o arco bolivariano comandado pela Venezuela e obrigar o Brasil a negociações em separado e pautadas principalmente pelos interesses de seus grupos empresariais.

Não se trata, parece evidente, apenas de uma estratégia comercial e financeira. Os Estados Unidos estão relançando sua capacidade de ação militar e de inteligência no continente. O Departamento de Estado também trata de reativar seus laços com grupos políticos e econômicos nacionais, bastante enfraquecidos na era Bush, em um esforço para construir alianças que possam se contrapor ao avanço das correntes de esquerda e nacionalistas.

A verdade é que o giro progressista no continente, depois da derrota dos golpistas venezuelanos em 2002, pode se desenvolver em um cenário de recuo da presença norte-americana. A viagem da senhora Clinton, no entanto, eventualmente signifique uma aposta na reversão desse quadro. Se assim for, os governos populares terão que se mover em um terreno de crescentes conflitos e tensões, no qual a aceleração e a radicalização da unidade regional serão indispensáveis para a continuidade do curso aberto com a eleição dos presidentes Hugo Chávez e Lula.

Breno Altman é jornalista, diretor do site Opera Mundi (www.operamundi.com.br)

Te Vejo Pelas Ruas!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher.


"Uma dama não comenta, mas duas pqp..."

Começando o post alfinetando as homenageadas de hoje. Tá já tomei o sal de frutas agora o post. rs!

Academia Americana de Cinema, aquele lugarzinho fedido e cheio de hipocrisia conseguiu premiar uma diretora e uma obra independente no lugar do diretor do filme mais bombado da história do cinema. Definitivamente não existe mais lugar para o machismo no mundo. Que Bom!

Parabéns para todas vocês mulheres que lutam contra o machismo em suas mais diferentes faces e que não legitimam o mesmo balançando a bunda na tv.

(extraído do blog da Ale)
Vagabundas, gostosas e outras "gracinhas"
Vocês sabem que eu estudei na ECA, a Escola de Comunicações e Artes da USP. A universidade é, por excelência, onde se produz crítica e inovação. Deveria ser. Vez ou outra podemos observar aberrações que chocam ainda mais porque se esperaria outra coisa de "intelectuais" e "letrados".

Mas ainda bem que, se há esses, também há quem se indigne, e não se cale.

Leiam o artigo de Tatiane Ribeiro, estudante de jornalismo da ECA-USP, sobre lastimável fato recente, na esteira das recepções a calouros/as, em que uma organização de estudantes da faculdade - a "Atlética" - engrossa o côro da mesmice do machismo mais tosco e trivial como se fosse "descolado".

Vagabundas, gostosas e outras piadas

(Tatiane Ribeiro)

100 anos do Dia Internacional das Mulheres. Ou seja, no mínimo, 100 anos de luta das mulheres. Conquistamos muitos direitos, e não foi fácil. Mulher, hoje, tem o direito de estudar, votar, trabalhar (mesmo que os índices provem que a mulher ainda ganha menos que o homem na mesma posição - e se for negra, então...).

Mas, hoje, dizem que com a liberalização, com a pílula anticoncepcional etc, a mulher pode se considerar sexualmente livre. Ela pode, enfim, ser dona e responsável por seu próprio corpo, sem ser coagida pelo seu senhor (pai, marido, sociedade). PODE?

Entre os muitos recadinhos, ali está, sem critérios, o "ecana vagabunda... eu bem que avisei". Avisou? A quem? Obrigada por me contar que eu sou uma vagabunda. Obrigada por me contar que você, macho alfa, tem o direito de fazer não importa o que e eu, pobre fêmea da espécie que sou, não posso. Obrigada por me avisar que o ambiente universitário é tão machista e conservador quanto todo o resto da sociedade. É sempre bom ser lembrada que ainda tenho muito por que brigar... e muita passeata, muita luta pelo direito das mulheres.

"Ah, mas é só uma brincadeira". Sim, é uma brincadeira. Mas, vamos aos fatos: é na brincadeira que se pode dizer qualquer coisa que quiser, e tudo bem. É só uma brincadeira. É na brincadeira que as verdades enrustidas podem vir a tona. Porque rir no final é dizer amém, mas ao mesmo tempo, é fingir que não concorda.

Só por brincadeira, quando eu estava no Ensino Médio, sempre que alguma coisa sumia, eu ouvia: "procura nas coisas da Tati, ela é preta!". E só pra se divertir, outros colegas adoram falar de quantos essa ou aquela já pegaram. Mas, olha, são só brincadeiras, nada de mais.

Mas vamos a um fato mais recente: só por brincadeira, certos estudantes de uma universidade PARARAM as aulas, gritando que a colega era uma vagabunda por conta do tamanho da saia que estava usando. E por conta dessa brincadeira, ela se viu obrigada a se trancar em uma sala e ser escoltada pela Polícia Militar para conseguir sair.

Não, não estamos falando da USP. Nela, alunos da Faculdade de Direito escreveram em um jornal do Centro Acadêmico XI de Agosto (em 2005) que homossexualismo é doença e que AIDS é a solução. Mas não se preocupe, foi só uma piada de mal gosto, nada de mais.

E não estamos falando da ECA, porque a Escola de Comunicações e Artes é livre, aceita todos os tipos diferentes. Mas não sem uma piadinha ou outra. Não sem fazer rótulos. Não sem dizer que o curso de Jornalismo tem o ano sim e o ano não. Deixe-me explicar a piada: no ano sim, todas as meninas são lindas e os caras são gays. No ano não, os caras são machos, mas as meninas são barangas.

E é assim, piada a piada, que continuamos numa sociedade machista. Que continuamos fazendo da mulher um pedaço de carne ambulante. Que as dividimos entre as "pra comer" e as "pra casar". E isso não é uma piada. Como não é engraçado ser abordada na rua, ser coagida, ter que pensar numa roupa que não seja provocante de mais, porque senão, depois não reclame...

Enquanto as piadas super engraçadas continuarem passando, ainda teremos homens e mulheres achando que é normal que haja diferenciação de salários, que seja normal que a mulher tenha dupla jornada (no trabalho e nas tarefas femininas da casa). São essas as piadas que perpetuam que a mulher só pode chegar a um grande cargo se transar com o chefe, afinal, teste do sofá nela.

Peço desculpas aos leitores que acham que estou exagerando. A vocês, sugiro que pensem em certezas implícitas: por que as mulheres tem que escolher entre serem bem-sucedidas e terem família? Por que as mulheres não podem andar de decote e/ou saias curtas? E por que elas tem que ter um homem para serem felizes?

Eu dou as respostas:por que as mulheres tem que escolher entre serem bem-sucedidas e terem família? "Essa aí largou os filhos na vida, só pensa em trabalho". Por que as mulheres não podem andar de decote e/ou saias curtas? "Ê, lá em casa!" E por que elas tem que ter um homem para serem felizes? "Ih, a fulana já tem 40 e tá solteirona. Já ficou pra titia..."

Mas não se preocupe, eu estou exagerando... são só piadas...

Então meninas se é que vocês me permitem eu retiro a piada do começo do blog. Perdoem meu machismo, e Feliz Dia Internacional das Mulheres pra vocês!

Te Vejo Pelas Ruas!

quinta-feira, 4 de março de 2010